quarta-feira, setembro 17, 2008

DRAGÕES, LEÕES, E OUTRAS PRECIOSIDADES



O futebol português tem sofrido com o mercado de jogadores, suspeições relativas a dirigentes e árbitos, vultos supremos do treinamento, vitórias morais, falta de sorte, tráfico de infuências, excesso de estádios e muita relva para cuidar, entre várias outras coisas confrangedoras, tendo em conta estes velhos ícones de gerações que erguerem o dedo a Federções, tribunais federativos, UEFA, Liga dos Clubes, sempre em nome de uma Pátria de aventureiros sem fronteiras.
O presidente da Câmara de Gondomar, PSD dedicado à população e plural nos seus afazeres em vários campos, sobretudo no futebol, apontado por alguns como um injustiçado, foi indiciado, por volta de 2004, pela prática de 23 crimes de corrupção desportiva e tráfico de influências, saindo em liberdade na noite de sexta-feira, tendo como medida de coacção a proibição de contactar com outros elementos envolvidos no processo, a aplicação de uma fiança de 250 mil euros e a suspensão dos cargos de presidente do Metro do Porto e da Liga Poruguesa de Portuguesa de Futebol Profissional.
É um retrato estranho do futebol nacional, o que decorre desta envolvência jurídica que aponta o dedo a um homem suspenso de três presidências, diferentes entre si, e a uma coação de 250 mil euros. Esta notícia já foi ultrapassada: Valentim Loreiro tem vindo a derrotar o tribunal e, ao que
parece, faltam-lhe ainda dirimir o ultraje de mais sete acusações. O «apito dourado» soa em todos os nossos estádios e vai, porventura, passar a figurar nos estandartes dos clubes. A profissionalização escandalosa dos jogadores, movimentando milhões e milhões de euros, devia terminar com uma boa dose de reformas antecipadas. Um futebol de amadores dispensava muita gente inútil, dirigentes em excesso, deixando que a turbulência da competitividade se acantonasse noutras fortalezas igualmente sufocantes.
(risos).

2 comentários:

Rui Caetano disse...

O futebol é um mundo da dúvida e da falsidade.

jawaa disse...

No comments.