terça-feira, março 27, 2012

O MAIS PORTUGUÊS DOS ESCRITORES ITALIANOS


Um grande autor, italiano de nascimento, português por ter ancorado em Portugal e por se ter apaixonado por esta terra e estas gentes e estes poetas, algo que só os próprios portugueses não descortinam.
António Tabucchi era um escritor, disse o Público, que gostava mais da dúvida do que da perfeição. Ficcionista dos mais consagrados entre os europeus da actualidade, morreu no domingo em Lisboa, vítima de cancro. Havia chegado a Portugal há cinquenta anos, trazido sobretudo pelos versos de Fernando Pessoa, obra que estudou profundamente, tornando-se um dos melhores conhecedores do poeta. O país tornou-se a sua segunda pátria.
Traduziu Fernando Pessoa para italiano e dedicou à literatura de ficção uma boa parte do seu talento. O seu primeiro êxito internacional foi bem marcado com o livro «Nocturno Italiano» (1984), adaptado ao cinema. A sua obra ganhou uma sabedoria
transversal à experiência da vida e ao conhecimento das pessoas. Em 2001 estreia-se no romance epistolar «Está a Fazer-se Cada Vez mais Tarde». São estas palavras o talhe de um destino, a verificação que qualquer coisa anunciava a aproximação de um certo limite que tanto justifica muitas e surpreendentes obras.

Sem comentários: