sexta-feira, junho 27, 2014

HOJE, 800 ANOS DE LÍNGUA PORTUGUESA



Hoje, cerca de 250 milhões de pessoas falam Português. No Brasil estão 80% desses falantes. O português (para os que se vão esquecendo nas várias partidas do Mundo e sobretudo no seu próprio país) é a Língua oficial em Portugal, Ilha da Madeira, Arquipélago dos Açores, Brasil, Moçambique, Angola, Guiné- Bissau, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe.

É a quinta Língua mais falada e a terceira mais falada entre as Línguas ocidentais, atrás do inglês e do castelhano.

Ora esta importância é pouco acentuada no nosso país, apesar, naturalmente, do seu ensino ser obrigatório. Há vários anos a solidez e densidade poética desta Língua foi alterada por autoridades sem espírito nem bom senso, num qualquer jogo de interesses, através de um famoso acordo ortográfico com «cortes» de letras, os famosos «c» que activavam a abertura das vogais em certas condições, entre outras coisas de bárbaro efeito. Veja-se:

          SECTOR     ----     SETOR

           ACTOR      ----     ATOR

E é melhor não lembrar as centenas de mortes, letras dantes abertas e agora fechadas ou surdas, desautorizando a palavra na sua morfologia e na sua fonética. Dentro de anos vão falar o português mais de 300 milhões de pessoas e as balbúrdias dos sons e não-sons vão encher o mundo da lusofonia. Será que ninguém ouviu, muito antes da sua morte e dias antes, a palavra de ordem de Vasco Graça Moura?

Sem comentários: