quinta-feira, julho 31, 2014

GAZA MORRE SOB O IMPÉRIO JUDAICO






A cidade de Gaza foi fundada aproximadamente no século V a.C. por piratas do Mediterrâneo que se denominavam Filisteus e chamaram a região de Filisteia.
Após diversas invasões(tribos israelitas, babilónicos, persas e assírios), caiu nas mãos dos macedônios, cujo processo de imperialização possibilitaram-na o contato com a cultura das hélades gregas (helenismo).
Quando os romanos invadiram Israel, também submeteram a cidade de Gaza e região.
Por muito tempo ficou em poder dos bizantinos e árabes, foi dominada pelos otomanos e, enfim, pela Inglaterra ao fim da Primeira Guerra Mundial.

Partilha de 1947


Mapa da Palestina realizado pela ONU em 1947 após a partilha.

Durante centenas de anos, o Império Otomano dominou Gaza, até que o território - junto com o restante da Palestina - passou para o controle dos britânicos, com o final da Primeira Guerra Mundial (1914-1918). Durante a primeira Guerra árabe-israelense, logo após a criação do Estado de Israel, Gaza absorveu um quarto das centenas de milhares dos refugiados palestinos expulsos das áreas que hoje fazem parte de Israel.[1] [2] Com o fim do mandato britânico Gaza ficou sob domínio egípcio.
Guerra dos Seis Dias de 1967
O território ficou sob controle do Egito entre 1949 e 1967, exceto em um curto período, durante a crise do Canal de Suez, quando foi ocupado por Israel. Depois da Guerra dos Seis Dias, Israel passou a dominar a Cisjordânia, Jerusalém Oriental (ambos anteriormente controlados pela Jordânia) e a Faixa de Gaza. Em todos estes territórios, o governo israelense promoveu a construção de assentamentos de colonos judeus.

Acordos de Oslo de 1993

Retirada israelita de Gaza

Em 2005, o então primeiro-ministro Ariel Sharon executou um plano de retirada de todos os 8 mil colonos israelenses da Faixa de Gaza, bem como as tropas que os protegiam. O plano também previa que Israel continuaria a controlar o espaço aéreo de Gaza, seu mar territorial e todos as passagens de fronteira.[3] [4] Em setembro, a retirada israelense foi concluída.[1]

A situação na Faixa de Gaza começou a se deteriorar depois que o Hamas venceu as eleições legislativas palestinas, obtendo 76 das 132 cadeiras do Parlamento Palestino, em janeiro de 2006.[5] No entanto, as profundas divergências políticas entre o presidente Mahmoud Abbas da Autoridade Nacional Palestina, pertencente ao Fatah, e o primeiro-ministro, Ismail Haniyeh, do Hamas, resultaram em violentos confrontos entre militantes das duas facções rivais na Faixa de Gaza, em 2006 e no início de 2007, com um grande número de mortos e feridos.[1] [6]

Confrontos em 2006

Em junho isto  2006, as Forças de Defesa de Israel lançaram sua primeira grande operação militar contra a Faixa de Gaza, desde a retirada dos colonos judeus do território palestino. Chamada de Operação Chuvas de Verão, a ação de Israel visava a resgatar o soldado Gilad Shalit - capturado no dia 25 de junho

Estes dados servirão sumariamente para se perceber um pouco do drama que se vive naquela região há tantos anos e sem que à parte lesada se tenha feito um mínimo de justiça. Israel foi implantado no território palestino onde havia população e actividades vitais ou de sobrevivência.
O dinheiro, a emigração e a tecnologia alargaram a força de Israel e a capacidade de impor pontos de vista não negociados, nem entendimentos sem invasão de territórios não integrados no acordo a favor daquele país. Israel não reconhece os palestinos nem o seu direito à formação de um país. E o movimento radical Hamas grita, a todos  os ventos, que a sua nação será erguida a troco da irradicação de Israel, quer em termos de presença, quer em termos de Estado. É caso para se dizer: tudo isto vem tarde demais. Mas um dia, não se sabe quando, Israel terá autoridade para impor um sistema a todo o Médio Oriente? Nunca será submerso? Todas as grandes potências do mundo vão poder usar da força sempre, e sempre a favor de Israel, cuja crença no destino divino acham que lhes pertence? Mas eles não sabem que Deus, visto nessa perspectiva, é também um abismo, milhões de vezes maior do que o maior buraco negro do Seu Universo?

Sem comentários: