segunda-feira, outubro 12, 2015

COSTA PINHEIRO, FALECIDO ENTRE O EXÍLIO E A IMIGRAÇÃO



Eu gostava dele, mesmo sem ter a certeza de o conhecer e tendo trocado um monte de palavras com os seus óculos a brilhar. Depois disse-me que as pinturas chamadas de Reis eram a lembrança da nossa História e apareciam-lhe das cartas e dos livros e dos sonhos de criança. «Não, não sou nem um imigrado nem um artista votado ao exílio. Os que emigram procuram empregos, cidades e escritórios. Eu não tenho nada disso.» 
Andávamos por ali, ás voltas, na exposição do KWY, como no livro de Herbert o Hélder, aquele que se chama OS PASSOS EM VOLTA e é uma obra prima da literatura portuguesa.

Costa Pinheiro morreu em Munique, com 83 anos. Aqui mesmo dois quadros dele dedicados a Fernando Pessoa, génio incontestável. Lembro-me do que ele disse nessa linha de desocultações: «A imaginação domina o corpo. E o corpo vive equilibrado com as emoções e os sentimentos naturais.» Fernando Pessoa podia ter dito algo assim, no seu «Livro do Desassossego».



A frase-lema de Costa Pinheiro: A imaginação é a nossa liberdade.

1 comentário:

Rodrigo disse...

Boa tarde Professor,
Peço desculpa por esta abordagem através do seu blog. Mas não consegui encontrar outra via de contato.
Sou aluno do aluno do Mestrado de Ciências da Conservação de Arte Contemporânea da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa. E encontro-me a realizar uma investigação sobre uma pintura de 1965 do Acervo de Pintura da Faculdade.
A pintura foi atribuída pelo Mestre Gil Teixeira Lopes a um antigo aluno/pintor, conhecido pelo nome de José Guerra.
A obra encontra-se assinada com o apelido Guerra. No entanto, José Guerra não consta nos registos dos alunos período de 1959 a 1965. Podendo tratar-se de um pseudónimo artístico.
De acordo com o Mestre Gil Teixeira Lopes, o pintor sofria de hipercifose (corcunda) e terá privado também com o Professor Rocha de Sousa.
Seria possível trocarmos mais algumas informações sobre este assunto por outra via?
Segue a minha cota de e-mail: ruiroyroi@gmail.com.
Grato pela atenção dispensada.
Cump.
Rui Malveiro