terça-feira, fevereiro 09, 2016

TUDO VAI MUDAR ANTES DA MORTE DO PLANETA


As grandes cidades, após milénios de fausto e negócios de batota, criando vícios de toda a espécie, escravatura, sequestro, violação de crianças e brutais roubos por todo o planeta, o dinheiro escondido por aqui e por ali, empresas mamutianas emigrando de latitude em latitude, besuntando de restos tudo o que sobrava das falências e dos retornos, tudo isso define agora uma coisa que se chamava planeta Terra e onde milhares de espécies viveram e vivem, comendo-se entre si. Os países estão em guerra, o Médio Oriente arde todos os dias e o Daesh corta cabeças, promove atentados pelo chamado mundo civilizado, quer invadr sobretudo a Europa, depois o mundo, enterrando cabeças degoladas e atirando os corpos para o meio do asfalto ou para o fogo dos desertos. Nada disto tem sentido, sob o comando das altas tecnologias, aviação sofisticada, vasos de guerra, Assad sempre empoleirado na sua fortaleza, Putin afagando-o, Czar moderno que faz luta-livre e passa por altas portas douradas, além da datcha que não mostra e dos barcos  em que passeia. Bush não foi preso pela guerra que mentirosamente justificou com estranhas bombas atómicas que nunca ninguem viu. Hussein foi enforcado. O Iraque ficou orfão, com lutas inenarráveis entre xiitas e sunitas, além das outras etnias que colam aos jihadistas. Um dia chegarão todos a toda a Europa, que já começaram a invadir, preferindo a poderosa Alemanha, e lutanto numa praça de Colónia, aproveitando raparigas para esbofetear e violar. A grandeza da Alemanha estremece, é preciso repovoar o mundo com mais senso. Mas antes, com esta gente a atravessar o Mediterrâneo, é preciso  obter direitos germânicos, ter bom tratamento, casa, segurança social. Porquê? Nada disto vale a pena porque faltam cem anos para um meio afogamento do mundo inteiro. Xiitas e Sunitas terão de combater debaixo de água, mesmo com guelras de abrótea.


Eu nunca pensei fugir de Portugal, emigrar, ser rico na Suiça. Estive numa guerra que houve em Angola, era a guerra de libertação em nome da independência. Desisti, estou velho, as velhas casas caiem aos bocados produzindo belas «instalações». Os cargueiros dão à costa, mortos suspensos das amuradas. E a marinha de guerra varre o Mediterrâneo em paz, salvando meninos, meninas e velhos. As mulheres que se desenrrasquem com as suas burcas e as bóias ao pescoço. Mas a Alemanha, que gostaria de ter tomado enfim toda a Europa, tem de a partilhar com 11 milhões de foragidos e meia dúzia de califados.

                                      

Portugal,o mais antigo reino da Europa, fechou as praias e recebeu os cadáveres de ferro, além de corpos humanos sem fim. Mudou de Governo e a Comissão de Bruxelas não gostou. Todos os bichos das bolsas e dos mercados rangeram os dentes. Costa, o primeiro ministro português, cortou parte do seu orçamento e ofereceu molduras douradas ao Bloco de Esquerda. O PC perdeu votos, entrou para o apoio ao governo (a fingir, mais ou menos) e fala do alto de uma torre (Jerónimo) contra os capitalistas, os blocos de riqueza, as novas teorias da austeridade. Costa quer resgatar cortes. Viu-se logo batido por todos os lados, ainda por cima rodeado de bancos roubados ou em perda.
            A Europa, que em breve vai ser abocanhada pelos Árabes e Estado Islâmico, insiste nas regras. Nada de consumos, de compras, de déficits. Agora é como dizia Lutero, retirando os bonecos religiosos das paredes das capelas. Reuniões duram meses, semanas, o Costa vai ter que raspar as gorduras com as quais pretendia rejuvenescer Portugal, dando-lhe banhos de mar ao sol do Verão. Mal sabe ele que as praias vao desaparecer e que os donos do Norte da Europa, invadidos pelos gelos derretidos, terão de emigrar para o sul, lado a lado com pigs, ali por Marselha ou, se calhar, pendurados dos multibancos da Grécia. E todos os sistemas do Centro, Esquerda e direita, vão desaparecer no regime enviezado (com z), que tem a vantagem de riscar o espaço na oblíqua e misturar ricos e pobres, na grande partilha das belas casas com as favelas importadas do Brasil. 
          A Inglaterra, poderosa, terá à vista os telhados dos casinhotos revivalistas e os lords vão procurar asilo na Escócia, subida com uma hidráulica famosa, toda feita na clandestinidade. Portugal apresenta rachas junto a Espanha. Há quem diga que o enorme espírito de Saramago, saneador por excelência e Nobel  por mérito de carpintaria está de picareta astral em punho dando corpo à Jangada de Pedra. Os Açores insistem que devem colar-se ao Algarve, em Pleno Atlântico e que o Panteão pode passar para Madeira, bem fixa ao fundo e capaz de ser regida por 30 ou 40 anos de cada vez.
               A jangada tem uma vantagem: turismo livre e liberdade frente à congeladora Europa, seus tratados absurdos e seus orçamentos de pedra. Ninguém aí sobreviverá sem abelhas nem galinhas. Peixes fogem, o trigo será por cotas miseráveis. Muitos russos emigrarão para a antiga República Alemã Oriental. Entretanto acabará o futebol, os jogadores utilizados para fabricar pão (em contas) e os iates serão vendidos, dois a dois à Suiça, últimos ricos, ficando o resto a pagar taxas para a Segurança Social. Nas Igrejas serão produzidas mantas para suprir a hipotermia que se torna endémica cada vez mais. Todos os ditadores de África vão ser presos e fuzilados em jeito dominó. Todas as cidades com mais de vinte andares de cimento armado, serão reduzidas a dez andares (até r/c, além de replicadas em zonas mais ou menos equidistantes por esses campos fora. Nunca mais poderá haver um velho habitante solitário de uma solitária aldeia.
Sousa Carneiro lendo Rocha de Sousa

Sem comentários: