terça-feira, abril 22, 2014

CALVET, UM NOME E UMA OBRA PARA SEMPRE


Carlos Calvet, arquitecto e pintor, 86 anos, morreu ontem. Carlos Frederico Calvet nasceu em Lisboa, estudou na Escola Superior de Belas Artes de Lisboa (também na do Porto) tendo obtido a sua licenciatura em 1957. Além de arquitecto interessou-se muito pela Fotografia e foi sem dúvida um dos nossos mais significativos artistas plásticos. Trabalhou em Cinema, Fotografia, Pintura e Serigrafia. Era assim, inicialmente como arquitecto, um autor pluridisciplinar, algo que acontece frequentemente no nosso meio, talvez devido aos apelos do meio e da própria dimensão das hipóteses de pesquisa enquanto falha no mercado.
Carlos Calvet expunha desde 1947, individual e colectivamente, tanto em Portugal como em vários países da Europa e Ásia.
Próximo do Grupo Surrealista de Lisboa, em cuja exposição de 1949 participou, a par de Mário Césariny e Cruzeiro Seixas, iniciou a sua produção fotográfica anos depois, em 1956, motivado pela sua formação em arquitectura, o que o levou também a interessar-se pelo Cinema.
A maior parte destas palavras foram retiradas dos documentos inscritos na internet, mas posso acrescentar que ainda acompanhei e estudei a obra de Calvet, tendo mesmo participado em exposições com ele. Embora soubesse a idade que atingira, tendo esperado por uma conversa que tínhamos combinado há muito, ontem fiquei chocado com as duas perdas: a do artista e a da conversa com que ele aceitara ter comigo.

Sem comentários: