segunda-feira, julho 03, 2006

recado do autor


O meu texto «NOMADISMO E AVALIAÇÃO DOS PROFESSORES» suscitou, junto de colegas e amigos uma avaliação positiva e um protesto sobre a extensão do mesmo. Alguns, mais rodados nestas coisas e na doutrina que já se sacode em ciência sobre a linguagem do blogue, lembraram-me do problema poposto pela televisão e da necessidade da sua linguagem contar com especificidades inalienáveis. «A dinâmica intrínseca da televisão obriga ao encurtamento dos planos e a uma especial montagem dos planos». Este equívoco é velho. Dizia um realizador de televisão americano que, nos audiovisuais, os princípios formadores da linguagem são idênticos e por isso, entre tais meios, os discursos flutuavam em inerente semelhança.»
A verdade é que o blogue é um espaço pessoal de reflexão e comunicação, pode suportar textos mais ou menos longos, pequenas notas, diários, avisos aos combóios, comportando imagem como reprodução de várias fontes. Em defesa do meu texto, direi: aceito que ele não esteja de acordo com as normas da globalização, mas o meu intuito é o de, no tempo real, defender certas ideias sintetizadas no título.

3 comentários:

naturalissima disse...

Muito bem defendido!
Não houve propriamente uma critica. Houve um pequeno sinal de atenção, por não ser habitual este género de tamanho com letra miúda... e por ser um espaço onde as pessoas normalmente não querem "perder" tempo, uma vez que têm, de certeza, muitos blogs para "consumirem".
Mas também, quem stá interessado em ler, não colocará tais problemas. Até teve aqui comenários bastante positivos e pelos vistos de pessoas que mostraram interesse e que se manifestaram a sua compreenção.

Parabéns, por este pequeno apontamento esclarecedor e muito bem dito.

Beijinhos
Daniela

jawaa disse...

De acordo com os seus argumentos de defesa que são legítimos, nem deverá ser de outro modo! De forma alguma cortar nas palavras,concordo com o que diz a Daniela, mas apresentar numa letra um pouco maior poderá facilitar a leitura. É apenas uma sugestão, continuarei atenta ao que escreve.

antonior disse...

Felicitações pelo esclarecimento!
Concordo que um blogue pode suportar até avisos aos combóios e que as normas da globalização são esferas com bicos, chatas, aberrantes e inimigas mortais da criatividade, logo da comunicação de visões alternativas e críticamente originais.

Até breve