quarta-feira, abril 04, 2007

BREVE OLHAR SOBRE A OBRA DE FARRERAS





Francisco Farreras nasceu em Barcelona a 7 de Setembro de 1927. Iniciou-se muito cedo na actividade artística, orientado por António Gomez e Mariano de Cossío na Escola de Artes e Ofícios de Santa Cruz de Tenerife (Canárias). A sua afirmação vocacional consolida-se na Escola de San Fernando, em Madrid. O título de Desenho é-lhe atribuído em 1949. Inicia-se então um vasto percurso internacional e os seus trabalhos, premiados e adquiridos em museus, alcançaram uma projecção e um aprofundamento da maior relevância. É realizada em 1999 a primeira grande exposição retrospectiva da sua obra (140 peças criadas ao longo de 50 anos de actividade) no Centro Cultural da Cidade de Madrid. O seu currículo não é aqui mais do que pressentido ou intuído. Por isso ainda é importante que se noticie a atribuição a Farreras, em 2000 e pela sua obra, o prémio da Associação Madrilena de Crítcos de Arte.
Francisco. M. Cano, ao escrever para a exposição de Farreras que se encontra nesta altura na Casa da Cerca (Almada) e na Galeria Prova de Artista (Lisboa), diz, entre outras coisas, o seguinte:«Dentro da análise que quero evitar (e estou a evitar), - e entendendo o conceito de matéria tanto de um ponto de vista físico como metafísico - deveria, também, submeter a estudo os elementos que configuram a alma da obra farreriana: quer dizer, o respeito aos princípios básicos da beleza, a elegância que toda a sua obra destila, a sugestiva sensualidade, a falta de ruído e de gestos desnecessários, a apreciada qualidade estética, um bom gosto refinado, a precisão e o cuidado do seu tratemento, a harmonia subrtil, um intimismo ilusório, uma extrema intuição reflexiva, a qualidade da discrição e simplicidade e a sensibilidade e honestidade que dão coererência ao conjunto global da sua obra».
______________________________________
Excerto do texto do catélogo da exposiçãp aqui assinalada, prefácio de Francisco Cano

1 comentário:

naturalissima disse...

Agora sim! Magnificas obras. Desconhcia este artista Catalã. Mas com esta breve postagem, fiquei um pouco mais rica e deslumbrada.
É um tipo de pintura que admiro e que me dá vontade de fazer um igual... hehehehehehhe

Um beijinhotiomeu
Daniela