sábado, abril 21, 2007

PRESENÇA DA PINTORA ISABEL SABINO

2007 pormenor 9 de branco sujo
ISABEL SABINO

Isabel Sabino, pintora pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, onde lecciona, tem já um importante currículo e uma participação superior nos estudos das ciências das artes, com trabalho de pesquisa teórica e prática, participação em publicações de carácter ensaístico, a par de desenvolvimentos no domínio das metodologias ligadas às disciplinas de índole artística. Tem desempenhado cargos de relevo na Faculdade e dedicado um esforço sensível sobretudo na pintura. A sua obra plástica resulta de uma espécie de convergência de várias aprendizagens, as quais se juntam à resolução da forma, entre uma certa nostalgia da representação antiga e os elementos fracturantes do processo e do conteúdo relativos à forma plástica em si ou indicidora de referentes diversos. O tempo marca o que resta disso em paisagem, no sonho e na memória da vida humana, das suas marcas, dos seus lugares, numa arrumação falsamente empírica das coisas e dos seres, como aliás se depreende em parte no quadro recente aqui publicado.

2 comentários:

Betty Coltrane disse...

Um belo trabalho, este... Assiste-se hoje a uma certa banalizaçãodo ofício do artista. Quase toda a gente pinta alguma coisa, fazem-se inúmeras exposições, mas muito poucas obras se vêem por aí que possuam verdadeiro valor artístico... Certo, a arte dos nossos tempos é inqualificável - mas para um olho treinado, não é dificil distinguir, mesmo intuitivamente, aqueles que são objectos de arte, em toda a sua plenitude e impossibilidade de quantificação!

Uma boa semana!

naturalissima disse...

Excelente exemplo que escolheu para representar esta pintora que muito pouco conheço de sua obra, mas um nome muito presente em sua casa, no seu âmbito de trabalho...

Estou também de acordo com o que disse a nossa visitante Betty Coltrane... Infelisemnet há muito que haver com o mundo do negócio e como ele é dirigido.

Continuação de uma boa semana
Beijinhos
Daniela