sexta-feira, novembro 09, 2007

BREVE VISITA A ANTONIO CLAVÉ

Antoni Calvé «Etrelas e Signos»
Entre as oportunidades que surgem todos os dias para visitarmos criadores de todo o mundo, e na impossibilidade de acedermos a esse mundo de estrelas, aproveitamos uma visita particular para dar a ver algumas obras de um importante pintor espanhol, nascido em Barcelona, em 1913, 5 de Abril. É visivelmente uma personalidade viril, com uma obra que se estende dos anos 30 a 2005, ano em que morreu, em Agosto, França. O seu currículo é inacessível neste tipo de espaço e isso pode avaliar-se, desde logo, pelos museus em que se encontra representado: Museu de Belas Artes de Bilbao, Museu de Arte Moderna de Paris, Museu Nacional Centro de Arte Rainha Sofia, em Madrid, além do Museu Britânico e da Tate Gallery, Londres.
É de destacar, em 1984, o pavilhão que lhe foi dedicado na Bienal de Veneza. Antoni fora «avaliado» com uma retrospectiva no Centro Pimpidou Museu de Arte Moderna (Paris, França)
vários anos antes, 1978.
Entre a grande quantidade de textos que foram produzidos sobre a sua obra, destaca-se «Antono Clavé: Fotógrafo», da sua própria autoria, ed Actar. Isto é tanto mais curioso quanto demonstra o universo de factores e apelos em que se moveram os artistas do século XX.
As obras aqui apresentadas, da segunda metade daquele período, geram sinais da tradição plástica espanhola, mas a verdade é que o autor não deixa, na sua identidade e diferença, de mostrar a semelhança com grandes galáxias afins, na ordem estética da pintura, bem pujantes no quadro das transformações verificadas sobretudo desde as primeiras décadas do século XX.



«Sempre ele» 1998

«Natureza Morta com folhas»


«Estrelas de Fogo» 2004


Sem comentários: