sexta-feira, dezembro 07, 2007

E QUEREM ELES METER A TELEVISÃO EM TODOS OS BURACOS


Na coluna muito bons somos nós, da revista do «Diário de Notícias» (1.12.07) Joel Neto começou a sua crónica com o seguinte título: quo vadis, televisão. Depois de muito explicar, tendo em conta as agruras dos programas televisivos, confessou que a sua preguiça os fazia ver e soletrar. Temendo que as poucas entidades verdadeiramente representantes da cultura portuguesa ensandeçam de vez, porque o povo já lá vai, clamou desesperadamente assim:
«Concursos com néons encarnados e utentes num esforço de parecerem divertidos, telenovelas com guião esquemático e actores sem gente por dentro, jornalistas sob o efeito de drunfo à procura da marca de sapatos do polícia que anda a investigar o desaparecimento da miúda, ministros excitadinhos que respondem a olhar directamente para a câmara a ver se chegam às emoções do espectador -- e ao fundo a Júlia Pinheiro aos gritos, aos gritos, aos gritos. Não, eu não posso acreditar que conferir a televisão que um determinado povo vê seja ainda a forma mais eficaz de decifrar o seu verdadeiro coração. Eu não posso acreditar que o meu povo seja isto. Se a Júla Pinheiro é este povo, então eu não quero ser este povo com certeza»
Ao ler estas desesperadas palavras (e porque tinha o televisor ligado) apanharam-me quando o José Castelo Branco de etc. apareceu no ecrã, gemendo e contorcendo-se, numa mal imitada snobeira e abordando o transcendente tema das cirurgias plásticas. Troca as pernas, mostra as coxas, inclina a cabeça, estica os beiços, e ergue os braços a meia altura, simétricos, as mãos enclavinhando-se, esquizofrénicas, dedos dobrados, distendidos, como a hipérbole dos dedos dos mais belos bailarinos do fim do mundo. O estereótipo daquilo que ele julga ser uma grande personalidade da sociedade e da televisão apela demais à náusea. No caso da Júlia podemos usar filtros nos ouvidos, como nas mini-salas dos nossos mini e gritantes cinemas, aberração que qualquer autoridade com o 9º ano aboliria do horizone urbano que nos cerca, aperta e deprime. Mas este não é o caso de José Castelo etc. Com ele só nos resta apagar o aparelho, pois se mudarmos de canal encontraremos os mesmos programas, todos alinhados, todos iguais, todos salpicados de rapariguinhas em pose, uma coxa avançada, ou bailando nos intervalos, numa coreografia que talvez inspirasse Pina Bausch. O Joel Neto, se se deixa tombar pela preguiça, vai ter de, num país pobre como o nosso, aguentar filmes americanos, anúncios e outras imagens lixosas até de manhã. Aquilo nunca pára. E os donos querem mais, porque, dizem eles: «Nós sabemos perfeitamente que somos todos um serviço público e só servimos o que o público gosta». Este velho embuste quanto à cultura popular devia pagar coima, não em dinheiro, mas decretando que, em tais circunstâncias, a emissora seria obrigada a passar, durante cinco dias na semana, cinco obras primas do cinema, das grandes coerografias, do próprio teatro -- e em prime time, agora atafulhado de anúncios ou baboseiras de se lhe tirar a baba.

1 comentário:

Betty Coltrane disse...

Por estar em casa dos meus avós, também calhei a ver tal aberração... É por estas todas que eu raramente acendo a televisão, e quando o faço, socorro-me da tv por cabo, que não menos vegetalizante, pelo menos sempre dá mais possibilidade de escolha. Mas na maioria das vezes, deixo-me estar com a rádio, essa velha amiga e companheira.