terça-feira, março 11, 2008

NA MORTE DO PINTOR ROGÉRIO RIBEIRO


PINTURA DE ROGÉRIO RIBEIRO
uma atmosfera que evocamos no seu sentido humanista


E assim o país se apaga um pouco mais, por cada morte aqui anunciada, por cada perda de personalidades cuja vida e obra constituem valores inestimáveis da nossa identidade. Rogério Ribeiro foi (e será sempre porque nem todo o país amolece de esquecimentos) um grande artista em várias disciplinas do pensamento e da acção criadora, nos últimos tempos senhor de uma obra fascinante, de pureza, de denúncia, de testemunho e espírito humanista. As frentes da actual cultura portuguesa têm dividido a presença na nossa memória de gente desta estirpe, a montante do fio incendiário dos anos oitenta. Contra isso temos lutado, porque não basta lembrar Sousa Cardozo, por exemplo, passando por Paula Rego ou Júlio Pomar, e enfatizando, por fim, tudo o que acabou de aparecer, como se o mundo não tivesse outras verdades e uma remota genética universalizante. Pois aqui se deseja afirmar que o Portugal moderno, para se reconhecer e progredir, tem de homenagear pessoas como Rogério Ribeiro, que nos ajudaram a vencer o tempo e os bloqueios da mediocridade. Aqui fica apenas uma pintura, uma peça que exprime bem o despojamento e a riqueza do homem na trajectória que tem de inventar contra a irremediável e absurda escassez de si mesmo.

3 comentários:

Anónimo disse...

Professor e Amigo,
sai de mim esta revolta!
A de ver morrer homens como foi o pintor Rogério Ribeiro,que deu de si tudo quanto podia e sabia,sem se preocupar com "ultrapassagens" não de direito.
Porque Rogério Ribeiro foi a pessoa que conhecemos,a sua amlitude humana,não carecia nem suspeitava esses mesquinhos receios.
O País perdeu um valor inestímavel.
Nós perdemos esse valor de referência e um Amigo.
Professor,deixe-me que fique aqui o testemunho da Admiração por todos os que nos deixando ,nos enriquecem.
Obrigado!
Um beijo.
Maria João Franco

Betty Coltrane disse...

uma grande perda sem dúvida!!! fica a memória...

abraço!

Anónimo disse...

so hoje passado tanto tempo soube da partida do filho da minha grande amiga o que muito me pesou beijo a todos os familiares