terça-feira, maio 15, 2007

ARTISTAS PORTUGUESES | Ana Maria


pinturas de ANA MARIA


O que é a arte?
O que é a pintura?
Ana Maria, nascida em Lisboa, em 1959. Em 1982 conclui o curso de Filosofia na Faculdade de Letras do Porto. A par da actividade docente, começa o seu percurso artístico, em vários domínios das artes plásticas. Trabalha neste domínio desde 1960, tendo participado numa exposição de arte portuguesa no Japão, 1998. Tem um curríulo vasto, entre muitas exposições individuais e colectivas, além da obtenção de sete prémos.
Curiosamente, tomando como questão, as perguntas iniciais, Ana Maria, durante 25 anos, não falou da sua arte por um conjunto de dúvidas, entre os porquês e o destino da arte. É interessante verificar que na exposição entretanto apresentada, S. Mamede, Maio 2007, o texto da apresentação é assinado pela própria Ana Maria.
excerto do texto:
Nunca lhe interessou a mensagem social ou explorar a relação da arte como modelo de reflexão ou formas de consciência mais ou menos relaxada, mais ou menos política, talvez porque o actor filósofo passou essa mensagem num combate partilhado com os outros, com militância mas sem propaganda. Mas a arte é outra coisa, o indizível. É um discurso nunca treinado que resulta não de um código de sinais mas de um jogo ocasional e acacial (acção incontida) que une vários elementos e do outro lado o figurino a submeter forma. É quase a mesma guerra que existe entre o mundo e a existência, entre a matéria e a forma. Se no quotidiano aceitamos que somos lutadores até ao fim, também o acto criativo é a convicção permanente de que aquilo que fazemos é não só a possibilidade de intervenção convicta no mundo e sempre uma nova batalha. Então onde entra a técnica? É um segredo, ela seduz primeiro as figuras, ama-as ou condena-as. Fracasso... Falhanço... Festejo..., é o final com que nos apresentamos, reconhecimento dos limites e recomeço deste ciclo de afirmação/negação.
Sonhadora e actriz agradeço as palavras e fujo para a tela para não morrer nas mãos do encenador,
Praia da Granja
Ana Maria

1 comentário:

naturalissima disse...

Foi para mim um prazer a título de curiosidade conhecer esta mulher artista plástica.
Faz lembrar algumas fases da Bela Rocha.
Pra aqui o tio dá-nos a existência dos que fazem arte e, com esta, digna de se colocar numa posição (pelo que percebi) pouco habitual..., questionando o destino da arte...

Aproveito paar agradecer a lição que me deu na "JANELA DISCRETA". Aceito os erros que lá existem... Pouco ou quase nada havia para fazer daquele ângulo, logo deveria evitar sua edição. Mas curiosamente sinto por ela, ao mesmo tempo, um certo agrado, uma tranquilidade misteriosa. Bom, isto é pessoal com certeza.
De qual forma, foi MUITO IMPORTANTE, a sua palavra.
Mais uam vez obrigada... ;-)

Danielasobrinhasua