segunda-feira, fevereiro 19, 2007

QUEM SOMOS NÓS?


Esta imagem corresponde a uma pequena parte do Universo, situada a milhares de anos luz de distância. Algumas destas fotografias que a Nasa publica na Internet são o resultado de um grande desenvolvimento tecnológico e obtidas através de sondas que se deslocam no cosmos, enviadas pelo homem, ou por esse instrumento fabuloso, colocado no espaço, o Hubble Space Telescope. Este aparelho tem permitido penetrar nas camadas mais profundas do espaço, entre milhares de galáxias, fotografando fenómenos nunca vistos anteriormente e abrindo janelas de conhecimento inimagináveis há relativamente pouco tempo.
As estrelas situadas à direita na imagem, são astros de grande escala e uma delas, pelo menos, tem cerca de mais de duzentas vezes a massa do sol. Do lado esquerdo, observam-se explosões de gases e outros materiais que poderão vir a criar sistemas complexos de astros, eventualmente biliões de hipóteses de germinação de planetas semelhantes à Terra. Daqui a milhões de anos, pela relação dos elementos, mas de forma mais rara, em lugares assim desenvolvidos, a vida gerada, é possível imaginar o aparecimento de um ser idêntico ao homem, muito complexo e operativo, mas sem projecto nem nome.

2 comentários:

naturalissima disse...

Já tive oportunidade de vêr imagens magníficas deste tipo, inclusivie no site da NASA.
São de uma beleza rara!
E ainda bem que há vida nestes universos e que o nosso mundo não é sozinho... e quem sabe seres identicos ao do homem?!?
Hehehehe... gostei dessa "...muito complexo e operativo, mas sem projecto nem nome."

Ah, a propósito do seu comentário no meu post, gostei muito e agradeço palavras que são sempre coerentes e.. existe lá a verdade, a verdade do ensinar.
Mas há um pequeno ponto que não foi muito real, em que se refere à minha atitude perante ao seu trabalho de fotografar portas e janelas podres em Silves... hehehehehe... tio, nunca me ri (em forma de gozo) perante tais sessões. Até chegamos a estar juntos nas mesmas caminhadas, passeios, em que estive sempre atenta e com o máximo de respeito a absorver e aprender o que me ia ensinando sobre a arte... a arte nas em tudo o que viamos, nas tais portas e janelas degradadas, carregadas de tempos.
Hoje guardo todas essas memórias com carinho e num lugar especial dentro de mim.
Foram sempre momentos únicos e especiais. O tio sabe disso, melhor do que ninguém.

Uma boa semana...
Um beijinho
Daniela

naturalissima disse...

Quem sabe, ainda vamos a tempo de descobrir quem somos nós, de onde viemos, o que fazemos aqui e para onde iremos!!!

Beijos
Daniela