sexta-feira, janeiro 26, 2007

A LUXUOSA DESTRUIÇÃO DO MUNDO

dos jornais

A grandiosidade aparente das industrializações energéticas que a imagem propõe, e de certo modo engrandece, são de facto uma espécie de cenário da ficção científica, as terríveis premonições de um futuro carregado de ameaças desencadeadas pela própria humanidade. A tecnologia cresce para funções cada vez mais avançadas, entre vertigens de uma pressa que os mais cautelosos não compreendem, mas a ciência começa a ter agentes capazes de fazerem o seu exame de consciência, demonstrando que algumas das actuais transformações climatéricas do planeta resultam do uso de matérias não renováviais, arrancadas à terra e usadas na criação poluente de energia. A par dos ciclos naturais da vida da Terra, enquanto corpo vivo, as grandes concentrações fabris e humanas, quase exclusivamene baseadas no petróleo, só agora percebem com alguma propriedade que os milhões de toneladas diárias expelidas para a atmosfera foram abrindo caminho a um aquecimento do planeta, tendo iniciado, entretanto, as primeiras e catastróficas manifestações da mudança do clima e dos desastres induzidos pela criatividade aprisionada da população -- sociedades de consumo, dizia-se até há pouco, o que não deixa de ser verdade ainda, em termos quase fundamentalistas, adiando as pesquisas já perfiladas para a formação de energias renováveis, porventura influenciando no futuro os próprios objecivos das comunidades.

2 comentários:

naturalissima disse...

...e o que estava previsto acontecer daqui a 50 - 100 anos, já se faz sentir... e cada vez mais num espaço curto de tempo, a "coisa" é para pior.
Infelizmente assim o temos de aceitar com facto verdadeiro e sério. Mas aceitar sem reagir? Será que não vamos a tempo de travar esta morte brutal do planeta?

Receio colocar ao mundo um filho meu.
Seria ele, o ser salvador da humanidade? Ou seria ele, mais um ser que iria sofrer as consequências do homem de hoje?

Arrepiante a imagem aqui escolhida! Fascinante na sua beleza estetica, tal como um filme de ficção, mas assustadora pela carga de significação que ela nos transmite.

um beijinho
sobrinha sua

naturalissima disse...

Achei o título de um luxo brutal.
MAGNÍFICO!!!